A implementação do 5G será estendida para demais capitais do país, incluindo Porto Alegre

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que, a partir desta quarta (6), o sinal do 5G começará a funcionar em Brasília.

Segundo a agência, após a Capital Federal, a implementação da quinta geração de internet móvel acontecerá em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.

As quatro capitais foram listadas pela Entidade Administradora de Faixa (EAF) como as mais viáveis para receber o 5G. Porém, sem data prevista por enquanto.

Outras capitais ainda poderão ser definidas nas próximas semanas, quando ocorrerá uma nova reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Implementação do 5G em outras capitais até setembro

Originalmente, o sinal do 5G deveria atender todas as capitais do território nacional até 31 de julho. Porém, devido a escassez de chips e a problemas logísticos e na produção devido a pandemia, o prazo foi prorrogado.

Agora, o prazo para a tecnologia chegar em todas as capitais é de até 29 de setembro. Brasília está adiantada por ter exigido uma menor quantidade de equipamentos para a implementação.

O conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, afirma que o lançamento do 5G em Brasília servirá como um teste, com a Anatel e as operadoras instalando filtros anti-interferência.

Kit Antena

O Governo prevê, desde o fim de abril, a distribuição de um Kit Antena para a população de baixa renda cadastrada no Cadúnico das capitais e do Distrito Federal.

São cerca de 20 milhões de famílias que assistem os canais abertos da televisão através do satélite na Banda C, que deve ser migrado para a Banda Ku, a fim de não acontecer interferências no sinal do 5G.

Tem direito os cidadãos inscritos no Cadúnico, com renda mensal de até três salários mínimos (R$3.636). 

A liberação dos kits deve acontecer de forma gradual, à medida que os recursos vão sendo utilizados para garantir que a população que assiste televisão via satélite não fique sem a transmissão.