Acampamento Farroupilha atinge 16% de ocupação em apenas uma semana de inscrições

0

No último dia 13 de junho, a Secretaria de Cultura de Porto Alegre começou a receber as inscrições para o Acampamento Farroupilha 2022. 

Em apenas uma semana, 50 piquetes confirmaram presença no evento. O número equivale a 16% da meta estipulada pela Secretaria, que é de 300 inscritos.

As inscrições seguem abertas até 1° de julho, e os interessados a garantir uma vaga no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho devem procurar o Centro Municipal de Cultura.

Os festejos retornam em 2022 após uma pausa de dois anos devido a pandemia, e estão marcados para setembro. Em 2019, ano da última edição, 364 piquetes estiveram presentes.

Como se inscrever para o Acampamento Farroupilha?

A inscrição vai até 1° de julho e é feita de forma presencial, no saguão do Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307, Menino Deus). 

O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h. A partir do dia 27/06, passa a ser das 14h às 18h.

Para inscrever-se, é necessário apresentar a seguinte documentação: alvará de Acampamento de 2019, ata da eleição da patronagem atual, projeto cultural impresso abordando o tema dos Festejos Farroupilhas 2022, que é “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”.

No dia 8 de julho, será publicada pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas a relação das entidades homologadas para participar dos festejos.

Uma vez selecionados, os donos dos piquetes deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição, que custa R$1,4 mil para piquetes tradicionais e R$3 mil para empresas e associações.

Aqueles que não forem contemplados na lista poderão apresentar recurso entre 11 a 15 de julho através do endereço eletrônico: [email protected].

No dia 22 de julho, sai a lista final com as entidades aptas a participar da festividade. A entrega do comprovante do pagamento deverá ser entregue presencialmente em data e local a serem divulgados.

O que é o Acampamento Farroupilha?

O Acampamento Farroupilha é um evento que ocorre nos meses de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, e comemora a Revolução Farroupilha.

Os visitantes podem usufruir de uma programação voltada à celebração da cultura gaúcha, com shows, mostras de danças e ações que lembram os feitos gaúchos no Decênio Heróico (1835-1845).

Durante o evento também pode-se usufruir da culinária tradicional da região, principalmente o churrasco, que começa a ser preparado cedo nos piquetes do acampamento.