Ações da Petrobrás crescem e ultrapassam a Ibovespa nesta quarta!
A disparada dos preços do petróleo no mercado internacional fez as ações da Petrobras dispararem 5,04% na última quarta-feira (11) e fecharam o dia valendo R $36,44.
Em entrevista ao Money Times, o analista da Terra Investimentos, Régis Chinchila, elencou diversos motivos para a alta das ações na Petrobras na última quarta-feira. Além da disparada do valor do petróleo no mercado internacional, a melhora da pandemia de Covid-19 na China e as sanções impostas à Rússia, outro fator que contribuiu foi a troca do ministro de Minas e Energia.
“O segundo é Brasília, Jair Bolsonaro trocou o ministro das Minas e Energia, mesmo que pode assustar, isso reforça a tese de que o estatuto da empresa continua sendo preservado, principalmente para política de preços e paridade internacional, ainda que tenhamos uma defasagem em andamento”, disse Chinchila.
Outro fator apontado pelo analista foi a venda do Polo Recôncavo. A venda deve fazer a compradora 3R Petroleum investir US$458,00 milhões em HDT na refinaria de Paulínia.
Com as ações em alta, vale a pena comprar?
A Petrobras é uma empresa brasileira e uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo, dedicada principalmente à exploração e produção, refino, geração de energia e comercialização.
Em primeiro lugar, é preciso entender que, por ser uma estatal, a Petrobras tem como sócio majoritário o Governo Federal, com cerca de 50% das ações ordinárias. Por isso, todas as decisões em relação à empresa estão ligadas ao governo.
Com isso, o retorno dos investimentos com as ações da Petrobras estão atrelados a fatores políticos, o que pode ser uma vantagem em alguns casos, mas em outros, não. Por um lado, a estatal tem se mostrado resiliente e se recuperado de todas as crises. Por outro, essas decisões podem resultar em variações no valor das ações.
Outro benefício é que, por ser uma estatal de importância mundial, a empresa dificilmente entrará em falência.