Acontece neste domingo a Copa dos Refugiados e Migrantes

Neste domingo (27), das 8h às 18h, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), acontece a Copa dos Refugiados e Migrantes, no Sesc Campestre.

O evento contará com a participação de 180 atletas amadores representando os seus países: Angola, Senegal, Colômbia, Haiti, Venezuela, Palestina, Líbano, Chile, Guiné e Peru. Promovido pela organização Pelo Direito de Migrar (PDMIG) – África do Coração, os parceiros na realização são: as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude e de Saúde, o Comitê Municipal de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas, a Fundação Pan-Americana pelo Desenvolvimento e o Sesc-RS.

Na primeira fase, as equipes, divididas em duas chaves com cinco times cada, jogam entre si. Os dois primeiros colocados de cada chave se enfrentam no quadrangular final.

O coordenador da Unidade de Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos, Mario Fuentes Barba, afirma que esse encontro eleva a moral dos migrantes e refugiados, além de fortalecer a relação com o país de origem. “O futebol é por si só uma atividade integradora e universal que não delimita cor, raça, credo ou etnia. É um palco para a comunhão sem barreiras das populações migrantes”, explica Barba.

A Secretaria Municipal de Saúde aproveita a programação para lançar a estratégia Teste e Trate voltada à população de imigrantes e refugiados, no intuito de ampliar a testagem e o tratamento para o vírus da hepatite C em públicos prioritários.

Das 9h às 17h, o ônibus Fique Sabendo irá oferecer testes rápidos para detecção de hepatites virais B e C, sífilis e HIV. Além de distribuir preservativos internos e externos, gel lubrificante, material informativo, além de ação de educação em saúde. Haverá coleta de escarro para identificar a tuberculose, orientações relativas à doença e informações sobre dengue e Monkeypox.