Aeromóvel vai voltar a funcionar em Porto Alegre? Descubra!

O aeromóvel de Porto Alegre finalmente voltará a operar e transportar os passageiros que se dirigem entre a Estação Aeroporto ao Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho. 

O veículo, que possui capacidade para transportar até 300 passageiros, começou o processo de montagem nessa quarta-feira (5). Um investimento de R$ 2,29 milhões foi feito pela concessionária. 

Segundo a empresa responsável pelos reparos no Aeromóvel, ao longo dos próximos dias será feito o processo de comissionamento dos sistemas e componentes eletrônicos do veículo. Após a realização destes serviços, terá início o período de testes operacionais.

O aeromóvel deve ser liberado a partir de novembro. 

Segundo Marcus Coester, CEO da Aeromóvel Brasil, empresa responsável pela atualização dos veículos, sete meses foram necessários até a liberação. Inicialmente fora feito um processo de atualização, seguido pela manutenção de médio prazo e restauração operacional e estética. As portas, janelas, freios, assoalho e pintura estão entre os serviços feitos. 

Ainda conforme a Aeromóvel Brasil, materiais mais leves e tecnológicos foram utilizados para melhorar o desempenho. 

Desde 2017 o aeromóvel não circula por Porto Alegre. Falhas nas portas e na comunicação do A-200 fizeram com que fosse recolhido em fevereiro de 2022 para passar por melhorias. 

Quando começam os testes do aeromóvel de Porto Alegre?

O veículo passará por testes ao longo das madrugadas, a fim de não atrapalhar o funcionamento do segundo aeromóvel, o A-100, este de menor porte que transporta até 150 passageiros por viagem. 

Ainda não se sabe se o A-100 passará pelo mesmo processo de atualização. Ambos os veículos foram construídos em 2011 e 2012 e começaram a operar em 2013. 

Coester completa com a afirmação de que os aeromóveis possuem vida útil de cerca de 20 anos, portanto os veículos de Porto Alegre estão na metade do seu período de uso.