Aeroporto de Porto Alegre não aparece entre os mais pontuais do mundo; Brasil apresenta quatro na lista
O Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre não figurou na lista de pontualidade da Official Aviation Guide (OAG). No entanto, quatro aeroportos brasileiros estão entre os melhores do mundo no quesito pontualidade.
O aeroporto de Londrina (PR) ocupou a 11ª posição, a melhor do Brasil no ranking, no levantamento realizado em julho pela OAG. Cerca de 96% das partidas no local são consideradas pontuais.
Petrolina (PE) alcançou o 13º lugar com 95,5% de pontualidade. Na lista também estão os aeroportos de Juazeiro do Norte (CE), na 19ª posição, e o de Montes Claros (MG), na 20º colocação, ambos registraram 94,6% de partidas pontuais.
A OAG é especializada na coleta de dados de viagens de mais de 1,2 mil aeroportos em todo o globo. O relatório de pontualidade é produzido a cada mês e segue os horários reais do portão de embarque.
O levantamento considera a pontualidade dos voos que saem com uma tolerância de até 15 minutos além do horário previsto. O número um da lista, campeão do mundo em pontualidade, é o aeroporto de Matsumoto, que fica localizado no Japão e atingiu a marca de 98,9% de pontualidade.
Alguns aeroportos do Brasil foram destaque no World Airport Awards 2022, da Skytrax, lista que aponta os melhores aeroportos do mundo.
Entre os sul-americanos, os seguintes aeroportos brasileiros estiveram no top 10: Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos, em São Paulo/SP (5ª), Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro/RJ (7ª) e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo/SP (10ª). A escolha é feita através de uma votação entre os próprios usuários dos locais.
Ainda conforme o prêmio, o país também se destacou entre os aeroportos da América do Sul com melhor equipe de aeroporto. Os aeroportos internacionais Tom Jobim e o de São Paulo – Guarulhos ocuparam a 6ª e a 7º colocação, respectivamente.