Agências de grandes bancos no RS deixam de possuir caixas e dinheiro
Os grandes bancos populares, como o Itaú, o Bradesco e o Santander, inauguraram um novo tipo de agência bancária, apenas com caixas eletrônicos e com gerente de conta. Esses tipos de agências não têm caixas, não realizam pagamentos de contas de consumo e não lidam com dinheiro em espécie.
Os bancos chamam as unidades de agência “de negócios”, focadas em aplicações financeiras, contratação de seguros e empréstimos. A maioria dessas agências fica em São Paulo, e algumas foram instaladas em pequenos prédios comerciais e shoppings.
Agência de acordo com a necessidade do cliente
Caso o cliente precise fazer transações, o ideal é procurar uma agência completa mais próxima ou usar o caixa eletrônico da agência de negócios. Normalmente, há sempre um funcionário para auxiliar e tirar dúvidas.
Como não tem dinheiro vivo nessas novas agências, não há necessidade de cofres, abastecimento por carro-forte (só para os terminais eletrônicos), porta giratória e nem segurança reforçada no local.
Segundo o Itaú, a iniciativa faz parte da estratégia de oferecer modelos de atendimento para necessidades específicas de cada cliente, como as 900 agências que funcionam até às 20h.
Por outro lado, o sindicato dos bancários critica a mudança. “Só quem ganha são os bancos. Perdem os clientes, com o mau atendimento e o alto custo, e os trabalhadores, com as demissões e a sobrecarga”, afirma Juvandia Moreira, presidente do sindicato.
Como funcionam as agências de negócios?
Geralmente, o próprio gerente costuma abrir e fechar o local, atender os clientes e informar à regional em caso de desabastecimento de algum caixa eletrônico. Na agência, é divulgado um quadro que informa a mudança: “Esta agência tem um novo modelo de atendimento”.
Os funcionários ainda afirmam suas preocupações com a desaprovação do público, mas se surpreendem com a rapidez do negócio e sua popularização.
Jcomp/freepik.com