Alerta de chuva forte é emitido para população do RS

Foi emitido um alerta de chuvas intensas para a população do Rio Grande do Sul. De acordo com o portal MetSul Meteorologia, há risco de chuva localmente forte, em grandes volumes, entre o Norte e Noroeste do estado gaúcho.

Nessa sexta-feira (23), o dia no Rio Grande do Sul deve ter muitas nuvens, com aberturas de sol ocasionais em algumas cidades. Podem ocorrer precipitações – em especial na Metade Norte, onde terão grande intensidade e podem provocar até mesmo alagamentos em algumas regiões. Confira abaixo mais informações sobre a previsão do tempo para o RS.

Chuvas intensas podem atingir o Rio Grande do Sul

Os maiores volumes de chuva devem ocorrer entre o Noroeste e o Norte do estado – esperam-se registros de 50 mm a 100 mm, com possibilidade até de marcas superiores. Também é possível que ocorram trovoadas. De acordo com a MetSul, não se deve afastar a possibilidade de um temporal isolado.

Apesar do risco para a metade Norte do Rio Grande do Sul, quem está mais ao sul do estado não tem com o que se preocupar – a instabilidade na metade sul deve ser fraca, sem ocorrências de grandes eventos. No Nordeste do estado, apesar das chuvas mais intensas, os rios seguem baixando e não devem ocorrer repique das cheias dos últimos dias.

Uma parte das instabilidades deve chegar à Porto Alegre e Região Metropolitana, além de áreas afetadas pelo ciclone dos dias 15 e 16. No entanto, não há nenhum evento similar ocorrendo no estado neste momento.

Nessa quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para o período entre as 12h do mesmo dia até as 10h desta sexta-feira (23). Segundo o centro de avisos do instituto, a parte norte do Rio Grande do Sul corre risco potencial de tempestades, com ventos intensos e possibilidade de granizo.

O Rio Grande do Sul ainda pode passar por uma grande mudança climática em breve: a chegada do fenômeno El Niño deve impactar o tempo no estado e trazer mais chuvas e alagamentos. Confira mais informações clicando aqui.

Imagem: Fernando Dias / SEAPI-RS / Reprodução