Alerta de grande risco de enchentes é emitido para PR e SC
Um volume de chuva excessivo e extremo atingirá grande parte do Sul do Brasil nos próximos dias, deixando partes do Paraná e de Santa Catarina com risco de alagamentos em áreas urbanas e rurais. O alerta também prevê risco de inundações repentinas, cheias de rios, enchentes e deslizamento de terras.
Os estados do Sul brasileiros devem começar a sentir os efeitos do El Niño de 2023, que até agora, se intensificou no Rio Grande do Sul. O estado gaúcho experimentou um mês de setembro excepcionalmente chuvoso e com recorde de precipitações, causando vários transtornos à população.
Confira mais informações sobre as previsões meteorológicas e atente-se ao clima da sua região nos próximos dias!
Outubro com recorde de precipitação
Paraná e Santa Catarina, assim como o território gaúcho em setembro, vão bater seus recordes de precipitação em outubro, uma vez que haverá chuvas com níveis altíssimos, em comparação com os padrões de climatologia.
Vale ressaltar que a chuva não vai cair de uma vez só. Sendo assim, o que se espera é um padrão de chuva repetidas e fortes na região, que levará a uma elevação cada vez maior de rios, além de enchentes e inundações de áreas urbanas e rurais em várias cidades.
Serão, dessa forma, vários dias de precipitação volumosa e com alguns acumulados de chuva muito altos em apenas 24 horas.
Projeção de chuva para os próximos sete dias
A instabilidade que atingirá Santa Catarina e o Paraná nestes primeiros dez dias de outubro alcançará também o Rio Grande do Sul, porém, com volumes reduzidos.
A primeira metade da semana será marcada por uma área de baixa pressão que avança do Nordeste da Argentina para a região e se organiza uma frente fria. Na terça-feira, já podem ser registrados temporais em várias regiões do Sul.
O segundo momento de chuva intensa em Santa Catarina e Paraná deve ser nesta sexta-feira e fim de semana.
Imagem: Daniel Castellano / Prefeitura Municipal de Curitiba / Arquivo