Alerta! Dengue tipo 2 confirmada na Região Leste de Porto Alegre

Na quarta-feira (1º), a prefeitura de Porto Alegre fez uma ação de bloqueio químico na Região Leste da cidade, medida que ocorreu após a confirmação do primeiro caso de contaminação pelo vírus dengue tipo 2 (DENV-2) da Capital. É possível que o local enfrente uma endemia.

Os dados do paciente não foram divulgados pela prefeitura, apenas o local onde o mesmo mora, que é na Zona Leste da Capital, bairro Vila São José.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trechos das ruas Ernesto Araújo, Vidal de Negreiros, Guarani e Martins de Lima receberam inseticida. A aplicação foi feita em 150 metros, saindo do local onde o paciente ficou enquanto estava infectado.

Este tipo de dengue é mais perigoso, por ser mais agressivo.

Presença do mosquito da dengue é confirmada em diversos bairros

Atualmente, os bairros com alta presença do mosquito são Cidade Baixa, Costa e Silva, Higienópolis, Mário Quintana, Menino Deus, Passo da Areia, Rubem Berta, Santana, Santo Antônio, Sarandi, Três Figueiras, Vila Ipiranga, São Sebastião, Santa Rosa de Lima, Mont Serrat e Bela Vista.

Em 2022, 4.666 casos foram registrados em Porto Alegre. Além disso, 792 pessoas que tiveram suspeita de dengue não fizeram o exame para confirmar. Dessa forma, os casos são analisados do ponto de vista epidemiológico (variáveis de tempo e local) para classificação final. No ano passado, foram 27 casos confirmados, sendo 24 autóctones. Neste ano, foram 11 confirmados, sendo um autóctone.

Ações contra a dengue

Segundo informações do portal g1, a Secretaria de Municipal de Saúde afirma que está sendo feito o monitoramento da dengue em 46 bairros (65% da população), com vistorias semanais para controle da doença. Além disso, agentes de combate a endemias e a equipe de fiscalização ambiental estão passando pelo território, atendendo a demandas de cidadãos e instituições, a fim de identificar e eliminar criadouros.