Alerta é emitido para moradores de SC e RS e chuvas podem aumentar nos estados

As chuvas podem se intensificar nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e os moradores devem ficar em estado de alerta. De acordo com a empresa de meteorologia Metsul, as chuvas devem ficar mais intensas a partir dessa quinta-feira (22).

De acordo com a previsão, esperam-se marcas acima de 50 mm de chuva em diversos pontos de Santa Catarina e no Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul — em alguns setores, pode chegar até 80 mm. Confira abaixo mais informações sobre como vai ficar o tempo nos dois estados durante os próximos dias.

Chuvas mais intensas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

O tempo deve melhorar no Rio Grande do Sul — mas apenas em uma parte do estado. Segundo a MetSul, o centro de baixa pressão responsável pelas instabilidades dos últimos dias se afasta em direção ao mar. Com isso, ocorrem melhorias parciais para o clima em várias localidades da região, onde o sol volta a aparecer, mesmo com alguns períodos de nublado.

Mas ainda deve chover, além do Noroeste e Norte, também em alguns pontos da Metade Leste. Nessas áreas, o tempo deve ficar nublado, com ar úmido e neblina em várias cidades.

Já em Santa Catarina, a chuva alcança todo o estado. Há algumas áreas que devem ser mais afetadas — no Oeste e Meio-Oeste catarinense, deve ocorrem instabilidades mais fortes. Segundo a previsão, as duas regiões e o parte do Planalto Sul podem registrar volumes acima de 50 mm até 70 mm ou 80 mm.

Apesar do aumento das chuvas, não há com o que se preocupar em relação aos rios — aqueles que apresentaram cheias devem continuar baixando mesmo assim. Isso ocorre porque as áreas mais afetadas por inundações com as últimas precipitações não terão volumes tão elevados nessa nova onda de chuvas.

Imagem: Reprodução / Defesa Civil de Santa Catarina