Alerta! Locais de Porto Alegre podem sofrer alagamentos nesta semana; saiba mais
De acordo com a MetSul Meteorologia, o nível do Guaíba passará por cheia nos próximos dias, em decorrência da grande vazão dos rios Taquari e Jacuí, que enfrentam cheias históricas. Os municípios devem se atentar ao risco de alagamentos.
Entretanto, a cheia do Rio Taquari, especialmente, foi de proporções históricas nesta terça-feira. Os níveis atingidos somente foram vistos uma vez, desde o começo do século 19.
Além disso, o nível medido em Estrela e informado pela Prefeitura da cidade chegou a 29,60 metros à tarde. A cota medida é a segunda maior já aferida na cidade.
Alagamentos em Porto Alegre
Com as cheias significativas dos rios do Rio Grande do Sul, superando ranking das maiores cheias da história, é necessário tomar cuidado em algumas regiões do estado, como as ilhas da capital, no Delta do Jacuí, que podem sofrer alagamentos.
Vale ressaltar que a chuva também ficou muito presente ao longo da bacia do Jacuí, com volumes nas nascentes, no Norte gaúcho, de 200 mm a 300 mm. Também houve acumulados de 100 mm a 150 mm em vários pontos da parte Sul da bacia no Centro do estado, entre Cachoeira do Sul e Porto Alegre.
Sendo assim, com quase todos os rios passando por cheias, é inevitável a elevação do Guaíba. Na tarde desta terça-feira (5), o nível já estava em 1,86 metro do Cais Mauá, pouco acima da cota inicial de cheia.
Dias com alerta da MetSul
As maiores cheias estão chegando nos próximos dias, além da chuva agravante na capital entre quinta e o começo de sábado. A tendência é de maior elevação, podendo atingir o ranking da grande enchente no Rio Grande do Sul de maio de 1941, quando superou 29,92 metros.
É importante se atentar às condições climáticas nos próximos dias e, em caso de emergências, contatar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
Foto: Luiza Dorneles/CMPA