Alerta! Novo ciclone deve chegar ao RS nesta quarta (26)
Alerta para todos os moradores do Rio Grande do Sul: um novo ciclone está a caminho do estado nesta semana. Na próxima quarta-feira (26), o RS enfrentará uma nova passagem do fenômeno. Sua atuação será majoritariamente no litoral da Região Sul, também nas proximidades à fronteira do Uruguai.
O ciclone provocará chuvas intensas em toda a região e também em estados próximos, como Santa Catarina e o Paraná. No entanto, esta não será uma ocorrência tão severa quanto a anterior. O período de maior risco deve ser entre a quarta e a quinta-feira (27). Confira abaixo mais informações sobre a passagem do novo ciclone no Rio Grande do Sul.
Ciclone chega no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira
De acordo com a previsão da Climatempo, o ciclone que atingirá o RS nessa quarta-feira não terá a mesma intensidade dos fenômenos anteriores — ainda assim, é preciso atenção, pois boa parte do estado sofrerá com rajadas de vento entre 40 a 60 km/h.
Cidades nas regiões atingidas, como Bagé, Rio Grande e Pelotas, devem começar a registrar acumulados de chuva de até 60 mm já na terça-feira.
Os riscos também não serão prolongados: entre quinta e sexta-feira (28), o fenômeno deve se deslocar rumo ao mar, trazendo de volta a estabilidade ao tempo no Rio Grande do Sul.
Além disso, neste mesmo período, haverá entrada de ar polar, provocando baixa nas temperaturas. Com o frio, os dias serão gelados e a tendência de chuva caí significativamente. Pode haver geada em diversas cidades do oeste, sudoeste e também região central do RS.
O último ciclone, que atingiu a Região Sul e até o Sudeste do Brasil no dia 14 de julho, provocou consequências trágicas. Ao menos quatro pessoas morreram — duas em São Paulo, uma no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina. 234 pessoas ficaram desabrigadas e 331 desalojadas. As famílias atingidas podem ter direito a benefício concedido pelo governo do estado.
Imagem: Reprodução /