Alerta para motoristas: Preço de combustível deve subir no Paraná; veja de quanto é o aumento

De acordo com o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas Conveniências do Paraná, o preço do litro do diesel S 10 deve subir no Estado. As companhias de distribuição alegam que as alterações nos valores são consequência da escassez deste produto em todo o país.

“As distribuidoras de combustíveis estão repassando aos postos aumentos significativos no diesel S10, com acréscimos que variam entre 6% e 9%, desde o início da semana. As companhias de distribuição têm alegado que o motivo para esta alta é a escassez deste produto em todo o Brasil, por conta da menor entrada de importações”, diz a nota da Paranapetro.

O valor do diesel nos postos vinha diminuindo desde o começo de 2022, mas a leve alta foi registrada na semana passada, de acordo com a pesquisa feita pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis).

Problemas de combustível atingem todo o país

Não é só o Paraná que está sendo prejudicado pela escassez do combustível. Segundo o jornal Folha, postos de todo o Brasil têm reclamado sobre a falta do produto. A escassez é consequência da defasagem de preços, que diminuem a quantidade de importações privadas.

De acordo com a Folha, as restrições são maiores nas distribuidoras menores, já que as mesmas têm menor capacidade financeira para assegurar a importação de produtos mais caros. Em contrapartida, as grandes distribuidoras negam as restrições. “A Ipiranga não tem problemas para atender seus clientes regulares”, afirmou o presidente da Ultrapar, Marcos Lutz.

Os consumidores das empresas que ainda seguem importando já estão sentindo no bolso a alta das cotações internacionais.

A Petrobras tem trabalhado na ampliação da produção nacional nos últimos meses, mas aproximadamente um quarto do consumo de diesel no Brasil ainda é abastecido por importações, realizadas pela estatal e por diferentes empresas privadas.

Imagem: Freepik