Alerta para Páscoa! Comer muito chocolate pode causar problemas para sua pele?
A Páscoa está cada vez mais próxima, e junto com ela, vem a vontade de comer chocolate, alimento típico desse feriado.
O chocolate proporciona felicidade, saciedade e bons momentos, porém, se consumido em excesso pode ser prejudicial à saúde, inclusive a da pele.
Além de ser rico em gorduras, o chocolate também contém um alto índice glicêmico (quantidade elevada de açúcar), o que faz com que a produção de sebo pelas glândulas sebáceas aumente, e consequentemente, surjam as temidas espinhas.
Apesar de ser visto como o grande “vilão”, não é só o chocolate que causa a acne, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). No geral, alimentos gordurosos e derivados de leite são os grandes responsáveis pelo aumento da oleosidade da pele. Por isso, é necessário evitar consumir exageradamente qualquer alimento que contenha essas substâncias, como massas e frituras, por exemplo.
Apesar de não ser o recomendado, a maioria das pessoas acaba passando dos limites em datas comemorativas e comendo mais do que deveriam, inclusive o chocolate. Entretanto, existem algumas dicas para recompensar o exagero e não prejudicar a saúde da sua pele e do seu corpo.
Exagerou no chocolate durante a Páscoa? Saiba o que fazer
Faça uma dieta durante sete dias
Após os exageros, o melhor a se fazer é uma desintoxicação. Consuma fibras integrais, que auxiliam na limpeza do organismo, frutas, verduras, legumes e alimentos que ajudam a digestão e aumentam a imunidade, como gengibre, beringela, melancia, abacaxi e frutas cítricas.
Evite frituras, doces, café, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Beba bastante líquido
Beba bastante líquido, a fim de fazer com que as toxinas sejam eliminadas pelo suor e a urina. Prefira água, chás e sucos naturais, como os de melancia e melão, por exemplo.
Coma frango e peixe ao invés de carne vermelha
Para aqueles que estão em processo de desintoxicação de chocolate, a carne branca é a melhor opção, já que contém vitamina B1, D, sódio, ômega 6, ácidos graxos e proteínas. Evite fritar as carnes.