Alerta! SEMPRE faça isso antes de cozinhar seu arroz
Uma dúvida muito comum entre os brasileiro é: devo ou não devo lavar o arroz antes de cozinhá-lo? Por aqui, você vai ver os motivos pelos quais você deve lavar o seu arroz.
Tradicionalmente, o arroz era lavado com o objetivo de remover poeira, insetos, pedrinhas e pedaços de casca que sobraram no seu processo de produção. E certamente, a lavagem do arroz cru deve permanecer em algumas regiões onde o processamento não é tão meticuloso.
Porém, esse não é o único motivo que faz com que a lavagem do arroz se torne necessária. Veja mais!
Plásticos no arroz que consumimos
Atualmente, com o uso intenso de plásticos na cadeia de abastecimentos de alimentos, um estudo encontrou partículas de microplásticos em nossos alimentos, incluindo o arroz. Contudo, a lavagem retira até 20% dos plásticos no arroz cru.
Além disso, os bichinhos que se multiplicam em alimentos como o arroz, mais conhecidos como carunchos, podem aparecer na sua dispensa sem você perceber, devido ao seu tamanho minúsculo.
Para eliminá-los por completo, é importante deixar o alimento de molho na água e cozinhá-lo no dia seguinte, sendo uma opção efetiva para acabar com o seu ciclo de vida.
Lavar o arroz previne bactérias no alimento?
Apesar do costume de lavar o arroz ser incentivado, a sua prática não acaba com as bactérias presentes no alimento. Porém, o próprio cozimento do arroz promove essa eliminação, devido à alta temperatura no qual o alimento é exposto.
Também é aconselhável evitar manter o arroz cozido e lavado em temperatura ambiente por muito tempo. Isso porque, com a temperatura ambiente, pode-se ativar os esporos bacterianos de um patógeno chamado Bacillus cereus.
Foto: Potushaft / Wikimedia Commons