Alerta sobre aumento do nível do mar preocupa população do RS

Uma medição recente divulgada pela NASA revela que o nível do mar deve subir 0,66 centímetros por ano até 2050, trazendo grande preocupação para cidades costeiras do Rio Grande do Sul.

Entre 2021 e 2022, o aumento foi de 0,27 centímetros. Caso a tendência se concretize, os municípios no litoral podem sofrer com inundações, erosão costeira e outras tragédias. Confira abaixo mais informações sobre as mudanças no mar.

Aumento do nível do mar preocupa moradores do Rio Grande do Sul

Em alguns lugares do mundo, o aumento já é bastante perceptível. Cidades como Miami, Nova Orleans, Xangai, Lima e Bangkok já têm tomado medidas para lidar com a incursão da água. No ano passado, uma estimativa da NASA apontou que o mar na costa dos Estados Unidos estará 30 centímetros acima da medição atual.

De acordo com a agência, o nível subiu cerca de 9 centímetros nas últimas três décadas. As medições começaram em 1993, na missão TOPEX/Poseidon, realizada em parceria entre a França e os Estados Unidos.

O aquecimento global traz também outras consequências: o derretimento das geleiras e das camadas de gelo aumentam o nível do mar, mas também há mais mudanças, como furacões mais intensos, alterações nos padrões das chuvas e escassez de água.

Segundo o pesquisador da UFRGS focado no estudo da Antártica, Jefferson Cardia Simões, as mudanças climáticas farão com que o mar avance até o interior do Rio Grande do Sul, invadindo as áreas costeiras e submergindo os imóveis no litoral.

O processo de medição é realizado através do uso de altímetros de radar instalados em satélites. Através de micro-ondas são refletidas na superfície das águas, o equipamento é capaz de calcular quanto tempo o sinal leva para retornar. Os dados são então comparados com informações terrestres, permitindo uma medição precisa do nível do mar.