Alunos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Taquari (Univates) criaram uma campanha para conscientização contra golpes no WhatsApp.
A iniciativa foi preparada especialmente para o Grupo Independente e consiste em mensagens de alerta inseridas na programação de notícias policiais da emissora. Banners e vídeos serão veiculados trazendo conteúdo informativo sobre os riscos e a necessidade de prevenção contra golpes.
Os estudantes criaram diferentes abordagens para alertar principalmente idosos, que são considerados mais vulneráveis e acabam sendo o público alvo dos golpistas.
A ideia para a ação teve início com uma demanda do próprio Grupo Independente de Comunicação que publicava um grande volume de notícias de golpes ocorridos no Vale do Taquari, evidenciando a necessidade de conscientização.
Segundo Fábio Luis Kraemer, professor e coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a campanha foi abordada na disciplina de Publicidade Institucional. Com a atividade, os alunos conseguiram mostrar que a publicidade também atua em ações fora do eixo de consumo de produtos e serviços. “Todavia, a Publicidade e Propaganda também têm um papel importante na busca da conscientização da sociedade. A veiculação dessa campanha, no caso, busca ensinar as pessoas a reagir de forma adequada quando confrontadas com uma situação de risco.”
Para Laila Schmidt, uma das criadoras da campanha, a iniciativa mostra o papel social da comunicação. “Projetos estrategicamente pensados e elaborados são a engrenagem para mudanças que queremos para o mundo e para a nossa sociedade”, complementa.