“Amazônia Passa Aqui” chega à Porto Alegre nesta semana, veja a programação

No próximo domingo (17), o projeto “Amazônica Passa Aqui” será lançado em Porto Alegre, mesma data que marca o Dia de Proteção às Florestas.

O encontro está agendado para às 11h, na Praça Geraldo Zaniratti, ao lado do Quilombo da Família Silva, no bairro Três Figueiras.

A programação propõe um “Pedalnic”, isto é, primeiro os participantes farão um picnic na praça e, a partir das 14h, inicia-se uma pedalada até o Guaíba. 

O trajeto de 12km recebe o nome de “Circuito Arroios e Quilombos”, e remete a um curso de um arroio (rio) imaginário. Através da pedalada, serão examinados os principais arroios da região, bem como as áreas verdes e a ligação de pontos históricos com a resistência negra.

Circuito Arroios e Quilombos

Confira os pontos em que os ciclistas participantes irão passar no próximo domingo (17):

  1. QUILOMBO DA FAMÍLIA SILVA (Três Figueiras)
  2. PRAÇA GERALDO ZANIRATTI
  3. JARDIM BOTÂNICO
  4. ARROIO DILUVIO
  5. ODOMODÊ
  6. VILA PLANETÁRIO
  7. PARQUE FARROUPILHA – REDENÇÃO
  8. PRAÇA LUPICÍNIO RODRIGUES-ILHOTA
  9. MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM FELIZARDO
  10. CENTRO DE ACOLHIMENTO INDIGINA-AFRO DO RIO GRANDE SO SUL
  11. LARGO ZUMBI DOS PALMARES
  12. LARGO DO AÇORIANOS – PONTE DE PEDRA/MONUMENTO AOS AÇORIANOS/VISTA DO MURAL “QUEBRA TUDO-ABRE CAMINHOS”, NA EMPENA DO DAERUSINA DO GASÔMETRO (Guaíba)

Amazônia Passa Aqui

O projeto socioambientalista acontece, de maneira simultânea, em 7 capitais do Sul e Sudeste do país, entre junho e outubro de 2022.

Em Porto Alegre, o projeto contará um pouco da história da cidade e passará por importantes pontos para a história da população negra na região.

Além disso, traz exemplos de vegetação nativa, áreas de contemplação e árvores frutíferas presentes ao longo do percurso. A vinculação da “estrutura verde” da cidade à infraestrutura urbana também será apresentada.

O projeto é uma realização da Coalizão Clima e Mobilidade Ativa em parceria com o coletivo Cicli – Pedalando pelo Clima, e busca promover ações que conectam a mobilidade com a proteção à Floresta Amazônica.