Americanas vai fechar mais uma loja no RS na próxima segunda-feira (7)

Enfrentando grande crise financeira desde janeiro deste ano, uma das maiores redes varejistas do Brasil, a Americanas, segue fechando as portas de diversas unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul. A próxima vítima é a loja localizada no Shopping Rua da Praia, em Porto Alegre. Suas atividades serão encerradas na próxima segunda-feira (7).

Diversas lojas da Americanas tiveram suas portas fechadas depois de a varejista entrar em processo de recuperação judicial no início de 2023, após identificar um rombo na contabilidade, que fez com que a empresa adquirisse uma dívida no valor de R$ 20 bilhões.

De acordo com dados presentes no relatório mensal de atividades da Americanas, divulgado pelos administradores judiciais, a varejista fechou 52 lojas entre janeiro e junho deste ano. Segundo o documento, o total de clientes ativos da Americanas teve queda de 11,1% nos seis primeiros meses de 2023. Somente em junho, a queda foi de 13,3% em relação ao mesmo período de 2022.

No fim de junho de 2023, a Americanas contava com 1.830 lojas em funcionamento.

Últimas atualizações sobre a varejista Americanas

Nesta quarta-feira (2), a Americanas afirmou em nota que os depoimentos de representantes das auditorias KPMG e PwC na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados, na terça, corroboraram evidências de fraude cometida pela antiga diretoria da companhia. Segundo os ex-diretores de apresentar dados adulterados de seus resultados financeiros a bancos e auditorias.

Segundo a varejista, ela “reitera as informações e documentos apresentados à CPI em 13 de junho de 2023, com indícios de que ex-executivos fraudaram resultados financeiros e enviaram dados adulterados a bancos e auditorias”.

A empresa ainda reafirma que “o relatório apresentado à CPI, preparado pelos advogados da Companhia, que inclui documentos recebidos do Comitê Independente de Investigação, é preliminar e foi entregue às autoridades competentes, que realizam suas próprias investigações.!”

Imagem: Divulgação / Americanas