Falar de arbitragem sempre foi algo muito polêmico, depois da implantação do VAR no Brasileirão, as discussões se intensificaram ainda mais. O Grêmio, neste ano de 2023, foi um dos times que abriu reclamação formal à CBF por supostos erros de arbitragem que prejudicaram o Imortal Tricolor ao longo da atual temporada.
Uma análise divulgada na coluna do jornalista Marcos Bartoncello, da GZH, mostrou quais foram os lances indicados pelo VAR que prejudicaram o time comandado por Renato Gaúcho, mas também, em sua maioria, mostrou as jogadas que favoreceram o Tricolor Gaúcho ao longo do Campeonato Brasileiro. Ao todo, foram listados 10 lances.
Os lances do Grêmio na visão do VAR
A GZH apurou oito lances que favoreceram ao Imortal Tricolor; três deles incluíram pênaltis, sendo um contra o Santos, após revisão marcação de falta de Messias em Cristaldo, outro contra o Red Bull Bragantino e um contra o Coritiba. Também foram lembrados os gols anulados do Botafogo, Atlético-MG e Fluminense; bem como segundo cartão amarelo para um atleta do América-MG e a expulsão de Bruno Gomes, do Coritiba.
Por outro lado, ambos os lances que prejudicaram o Grêmio, apurados pelo portal, foram dois gols anulados, sendo um contra o Fluminense e outro contra o Cruzeiro.
Faltando 15 rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro, o próximo desafio do Imortal Tricolor acontece na próxima quinta-feira (14), às 21h30, no horário de Brasília. A partida acontece depois da pausa para a Data FIFA e vale pela 23ª rodada da competição. Na Arena Grêmio, o próximo jogo acontece no dia 21, contra o Palmeiras.