Animal raro é encontrado em pátio de casa no RS: ‘vi que era diferente’

Na segunda-feira (10), um animal raro foi encontrado no pátio de uma casa localizada em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A dona da residência encontrou um graxaim-do-mato, também conhecido como raposa-dos-pampas, e em seguida acionou o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil da cidade.

De acordo com informações do g1, Cinara Miguel, moradora que encontrou o animal, revelou que a primeiro momento, achou que ele era um cachorro.

“Vi ele encostado no muro e pensei que estava machucado, pois não se mexia. Depois vi que era diferente dos cachorros e comecei a estranhar. Fiquei dentro de casa, com um pouco de medo, até o pessoal da Guarda chegar e levar ele”, conta.

Saiba o que fazer ao encontrar essa espécie de animal

Após ser resgatado, o animal foi monitorado em uma área no Parque Imperatriz Leopoldina. Na terça-feira (11) foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em Porto Alegre. Esses institutos são responsáveis por receber esses animais e devolvê-los aos seus habitats. Em alguns casos, os encaminham para locais de cuidado autorizados.

De acordo com a GCM (Guarda Civil Metropolitana), caso encontre um animal silvestre, é importante não tentar capturá-lo, pois ele pode ser agressivo. Nessas situações, o indicado é ligar para o telefone 153.

De acordo com Criadouro Onça Pintada, “o graxaim-do-mato possui uma coloração variável, exibindo uma pelagem predominantemente marrom-acinzentada, com áreas vermelhas no rosto e nas pernas, e orelhas e cauda de ponta preta. Possui pernas curtas e fortes e sua cauda é longa e espessa. Pode atingir um peso adulto de 4,5 a 7,7 quilos. O comprimento médio da cabeça e do corpo é de 64,3 centímetros e o comprimento médio da cauda é de 28,5 centímetros.”

Esses animais não têm animais domésticos como presa.

Imagem: Arquivo pessoal e Rodrigo Machado/Divulgação