Aplicativo Meu INSS conta com novos serviços, veja quais são eles!

O aplicativo e site do Meu INSS é uma facilidade que garante aos cidadãos brasileiros acesso a diversos serviços do instituto de forma totalmente online. 

Entre as possibilidades estão a realização de agendamentos, consultas a solicitações de benefícios e até simulação de aposentadorias.

Agora, os segurados do INSS poderão contar com mais três novidades disponíveis no site e aplicativo da autarquia: consultas a contratos de empréstimo, emissão de certificados de pessoas com deficiência e um ambiente virtual de cursos a distância.

Novos serviços do Meu INSS

Consultas a contratos de empréstimo

As cópias dos contratos de empréstimo ativos ou suspensos fechados com os bancos C6 Bank, PAN, BMG e Agibank, iniciados a partir de 1° de outubro de 2021, poderão ser consultadas através do Meu INSS. Além disso, os dados de identificação solicitados no momento da contratação também aparecerão no portal.

Para realizar a consulta, acesse o Meu INSS através do site ou aplicativo e na página inicial clique em “Extrato de Empréstimo”. Em breve, a funcionalidade estará disponível também para outras instituições financeiras. 

Certificado da Pessoa com Deficiência (PCD)

O documento faz parte de uma ação do Governo Federal que visa facilitar a vida dos PCDs, certificando de maneira oficial a condição de incapacidade desses cidadãos.

Está disponível inicialmente para aqueles que recebem o benefício assistencial à pessoa com deficiência e a aposentadoria da pessoa com deficiência.

Para gerá-lo, acesse o Meu INSS através do site ou aplicativo, vá até o menu, clique em Extratos/Certidões/Declarações – Certificado da Pessoa com Deficiência e selecione “Baixar PDF”. Pronto, você terá seu certificado digital em mãos.

Escola virtual: Programa de Educação Previdenciária

A novidade trata-se de uma escola virtual que dispõe de cursos sobre os benefícios e serviços da Previdência. O cidadão, através da Escola Virtual do Programa de Educação Previdenciária poderá acessar a vídeos, glossários, podcasts, palestras online, conhecer as entidades parceiras e acompanhar o cronograma de ações locais do programa.