Após escândalo bilionário, Americanas faz anúncio surpreendente

A Americanas, uma das maiores empresas varejistas do Brasil, passou por momentos conturbados recentemente, com a revelação de um rombo bilionário em suas finanças. Mas agora, pouco mais de um mês após o comunicado ao mercado, a companhia anunciou a escolha de um novo CEO para administrar a empresa. E o nome escolhido chama atenção não só pela sua experiência em posições de liderança em multinacionais, mas também pela sua atuação em reestruturação de empresas em vários segmentos econômicos.

Leonardo Coelho Pereira, o novo CEO da Americanas, é um executivo com mais de 10 anos de atuação em cargos C-Level em empresas do Brasil, Alemanha, Itália, Chile, Argentina e Uruguai. E um dos destaques do seu currículo é o fato de ter sido sócio da consultoria Alvarez & Marsal, onde trabalhou com reestruturação de empresas em diversos setores, incluindo varejo, esporte e entretenimento, agronegócio, óleo e gás, construção e energia. E é interessante notar que a Alvarez & Marsal foi justamente a consultoria contratada pela Americanas para prestar consultoria sobre a reestruturação do negócio.

Além disso, a companhia também anunciou a entrada de um novo membro no Comitê Independente da Americanas, criado junto com o rompimento da crise. Antonio Luiz Pizarro Manso, formado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio, é um profissional com ampla experiência em comitês e conselhos de vários negócios, como Itapoá, Fibria Celulose, Solví Participações e Hypera.

O perfil do novo CEO é descrito como reservado, com poucas informações pessoais e profissionais disponíveis na internet. Mas uma coisa é certa: a escolha de Leonardo Coelho Pereira para liderar a Americanas em um momento tão delicado indica que a companhia está buscando um profissional experiente e com um histórico sólido em reestruturação de empresas. Resta agora aguardar para ver os resultados dessa estratégia.