Ar-condicionado deve voltar a funcionar nos ônibus de Porto Alegre

Desde o agravamento da Covid-19 em março de 2020, os ônibus de Porto Alegre têm a obrigação de manter as janelas abertas para a circulação do ar. Portanto, em outubro de 2022, a chegada do calor criou a expectativa de, ainda este ano, acontecer a volta dos veículos climatizados.

Quem decide é a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que está realizando todas as avaliações técnicas e financeiras para ocorrer a aprovação. Segundo a prefeitura, com o novo aumento dos casos de Covid, também será necessário avaliações sanitárias.

“A equipe técnica da prefeitura está fazendo a análise técnica e financeira para avaliar a liberação e dialogando internamente com a equipe de saúde”, informou a secretaria por meio de nota.

Segundo Antônio Augusto Lovato, engenheiro de Transporte da Associação dos Transportes de Passageiros (ATP), o funcionamento de ar-condicionado nos ônibus aumenta o custo para quase R$1 milhão por mês do orçamento que a prefeitura precisará prover às empresas de ônibus.

Em fevereiro de 2023 o reajuste da passagem em Porto Alegre será discutido. O que é considerado um ponto definitivo para saber se a administração municipal manterá o preço a R$4.80 é o aumento do salário dos rodoviários.