Arroio do Salso em Porto Alegre tem mais de 60 toneladas de lixo retiradas, entenda a operação

Uma operação de limpeza às margens do Arroio do Salso, no bairro Restinga, foi realizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre neste domingo (24).

Do local, alvo de descarte irregular de lixo por parte dos moradores, foram retiradas mais de 60 toneladas de resíduos durante o serviço.

A operação contou com uma equipe de oito garis e um fiscal, sete caminhões e uma retroescavadeira para recolher todo o lixo.

Semanalmente, o DMLU realiza a limpeza semanal do foco de lixo existente na via, mas novos descartes voltam a ser feitos. A prefeitura pede para que os moradores ajudem a conservar as melhorias.

Fiscalização

O DMLU vem realizando diversas ações de limpeza e conservação por diversos pontos da Capital. No último dia 17, foram retiradas 30 toneladas de lixo do loteamento Cavalhada, que também sofre com o descarte irregular.

“Estamos trabalhando na limpeza de lugares críticos da cidade e intensificaremos a fiscalização dos descartes irregulares, como aqui na Restinga. Pedimos que os moradores ajudem a conservar as melhorias que serão feitas nos locais”, disse o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

A prefeitura solicita que as pessoas ajudem na fiscalização denunciando descartes irregulares pelo número 156, pelo qual também pode ser solicitado o serviço de limpeza do DMLU.

Bota-Fora acontece esta semana

Nas principais comunidades de Porto Alegre, a ação Bota-Fora acontece nesta semana até a próxima quinta-feira (28).

A ação do DMLU tem como objetivo auxiliar os moradores desses locais, coletando  resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos.

A ação ocorre a partir das 8h, e a recomendação é disponibilizar os materiais em frente às residências na noite anterior ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. Confira o calendário e regiões a serem atendidas:

  • 27/07 – Quarta-feira: Mapa 1 e 2 (Lomba do Pinheiro), Beco X (Humaitá), Tio Zeca e Areia (Humaitá), Bela Vista (Humaitá);
  • 28/07 – Quinta-feira: Chapéu do Sol (Belém Novo).

*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.