Até quando vai chover no RS? Regiões já registraram mais de 100 mm
A chuva desta semana já superou os 100 mm em partes do Rio Grande do Sul, com registros variando entre 50 mm e 100 mm em várias regiões do Oeste, Centro e Sul do estado. Em algumas áreas da Metade Sul gaúcha, os acumulados chegaram entre 100 mm e 150 mm. Esses altos volumes são consequência de uma frente fria que chegou ao estado no fim de semana.
Devido a um bloqueio atmosférico na parte central do Brasil, a frente fria se tornou semi-estacionária entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, resultando em chuva frequente e temporais isolados com granizo, especialmente no território uruguaio. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a precipitação acumulada entre o fim de semana e a madrugada desta quarta-feira soma 137 mm em Rio Grande e 127 mm em Caçapava do Sul.
Atualização do tempo no Rio Grande do Sul
Durante a última noite, altos volumes de chuva em curtos períodos, acompanhados de trovoadas, atingiram cidades do Sul gaúcho. Em Pelotas, a intensidade da chuva provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. A chuva intensa foi registrada por vários moradores e compartilhada nas redes sociais.
Precipitações Recentes:
- Rio Grande: 137 mm
- Caçapava do Sul: 127 mm
- São Vicente do Sul: 111 mm
- Santiago: 100 mm
- Capão do Leão: 92 mm
Até quando vai a chuva no RS?
O sistema frontal continuará a trazer chuva ao longo desta quarta-feira. Na primeira metade do dia, a frente permanecerá semi-estacionária sobre o Rio Grande do Sul, e da tarde para a noite, começará a avançar em direção ao Norte, impulsionada por uma massa de ar frio vinda da Argentina, portanto, voltando a se comportar como uma frente fria.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a previsão é de chuva em todas as regiões do estado, começando cedo no Oeste e no Sul. Na Metade Norte, a instabilidade deve aumentar da tarde para a noite, à medida que o sistema frontal avança. Os volumes de chuva são esperados para serem baixos na maioria das cidades, mas podem ocorrer pancadas fortes e passageiras em algumas áreas.
Amanhã, a frente fria começará a se afastar e uma massa de ar mais frio começará a ingressar no estado. Ainda é possível que ocorram chuvas ou garoas em alguns pontos durante parte do dia. No entanto, há previsão de diminuição das nuvens e da aparição do sol na maior parte do estado durante o dia.
O sol deve começar a prevalecer a partir da tarde, à medida que a frente fria se desloca. O ingresso de ar frio trará temperaturas mais amenas para a quinta-feira, resultando em um clima mais estável.