Atividade Industrial do RS está em queda? Saiba mais sobre o assunto
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) divulgou que o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) apresentou uma queda de 4,4% no início do ano, com o ajuste sazonal. Esta foi a quarta queda mensal nos últimos cinco meses, e as perdas acumulam até 7,8%.
Gilberto Porcello Petry, presidente da Fiergs diz:
“De uma forma geral, os indicadores mostram um cenário bastante negativo para o setor em janeiro, confirmando o ciclo intenso de desaceleração pelo qual passa a indústria gaúcha desde setembro do ano passado, processo fortalecido pela perda da confiança dos empresários durante esse período”
A situação ruim do setor industrial é causada pela incerteza e pela queda na demanda interna, devido à recessão econômica atual. Em janeiro, o rendimento real teve a maior queda, de 11,4%, seguido pelas compras industriais, que caíram 4,5%. A jornada de trabalho na indústria, a taxa de utilização da capacidade instalada e o emprego também caíram. O valor real dos salários foi o único a aumentar, em 3,1%.
Análise anual
O cenário negativo se deve à incerteza e interesse na demanda doméstica, com queda do investimento devido à recessão econômica em curso. Houve queda na comparação anual desde agosto de 2020, com desaceleração da variação positiva de longo prazo em 12 meses. Na avaliação anual, houve resultados inconsistentes entre os componentes do IDI-RS, com queda nas compras industriais e renda real, mas aumento nas horas trabalhadas, emprego e salário real.
Em relação aos setores pesquisados, o ano de 2023 começou com queda de atividade em 10 dos 16 setores em comparação a janeiro do ano passado. Destaque para automóveis (-12,5%), Produtos de Metal (-9,7%) e Metalurgia (-19,2%), que tiveram impacto negativo no resultado geral. Por outro lado, alimentos (6,9%), informática e eletroeletrônicos (20,4%) e couros e calçados (6,1%) exerceram a maior contribuição positiva.