Auxílio Brasil: Caixa inicia o pagamento para NIS final 5
Os beneficiários com o final NIS 5 receberão o pagamento do Auxílio Brasil amanhã (24), segundo calendário oficial divulgado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Cidadania. O valor mínimo para pagamento é de R $400,00.
Segundo divulgação do ministério, para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS há uma data correspondente por mês.
Confira as datas do pagamento do Auxílio Brasil em março
Final do NIS Dia do pagamento
1 18
2 21
3 22
4 23
5 24
6 25
7 28
8 29
9 30
0 31
É importante ressaltar que as parcelas ficam disponíveis para saque em até 120 dias após a data do calendário.
Como consultar o benefício
É necessário baixar o aplicativo do Auxílio Brasil para saber se a família inscrita foi aprovada para receber o benefício. Pelo aplicativo é possível com o CPF consultar o valor do benefício, datas de pagamento e composição das parcelas. Além desse aplicativo, o beneficiário pode utilizar o aplicativo Caixa Tem.
As famílias que foram aprovadas já estão recebendo o cartão do auxílio pelos Correios no endereço informado no cadastro do Cadúnico em nome do responsável familiar. Com o cartão é possível sacar o valor do benefício em lotéricas, caixas eletrônicos e outros correspondentes da Caixa.
Quem pode receber o benefício
Segundo o site do programa do Ministério da Cidadania, para estar apto a receber o auxílio, às família precisa ter em sua composição, gestantes, mães que amamentam, crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos e cumprir seguintes requisitos:
- Famílias em situação de extrema pobreza – renda familiar mensal per capita de até R $105,00;
- Famílias em situação de pobreza – renda familiar mensal per capita entre R $105,01 e R $210,00;
- Famílias em regra de emancipação – famílias já beneficiadas pelo programa com renda acima das famílias em situação de pobreza (R $210,00). Essas famílias permanecerão no programa por dois anos desde que a renda não supere renda familiar mensal per capita não supere em duas vezes e meia o valor da linha de pobreza, neste caso, R $525,00.