Auxílio Brasil: Cerca de 8 milhões de famílias perdem o direito, veja o motivo

As famílias beneficiadas no Auxílio Brasil devem ficar atentas com a atualização dos dados no CadÚnico. Por causa da divergência nos dados, muitas famílias tiveram os benefícios suspensos. Por isso, o Ministério da Cidadania lançou o Processo de Averiguação e Revisão Cadastral para a atualização do cadastro dos beneficiários.

Para quem é beneficiário do Programa Auxílio Brasil, da Tarifa Social de Energia Elétrica ou Benefício de Prestação Continuada, deve fazer a atualização cadastral. Quem faz parte do Auxílio Brasil e Tarifa Social e foi incluído na Averiguação Cadastral, deve fazer a atualização até julho. 

Já quem é beneficiário do Benefício de Prestação Continuada, tem até o final do ano para atualizar os dados cadastrais no CadÚnico.

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento destacou que a revisão cadastral é para manter o CadÚnico como porta de entrada das famílias aos programas sociais do governo.“O objetivo do Ministério da Cidadania é garantir o Cadastro Único como porta de entrada para que as famílias acessem benefícios sociais que promovam a transformação de suas vidas. Por isso, é fundamental que elas mantenham o cadastro atualizado, para que continuem recebendo os benefícios sociais, como o Auxílio Brasil”.

Atualização do CadÚnico

Para quem já está inscrito no programa é fundamental realizar a atualização do cadastro, pois é através dele que é possível pleitear o recebimento do Auxílio Brasil, por exemplo. 

A atualização deve ser feita anualmente sempre na data que o cadastro foi realizado ou em qualquer mudança feita pela família como, por exemplo, morte na família, nascimento ou mudanças de endereço, escola ou trabalho.

A atualização deve ser feita no mesmo CRAS onde foi realizada a primeira inscrição. Porém, é possível realizar a atualização do cadastro no site do cadastro único (dataprev.gov.br) ou pelo aplicativo CadÚnico disponível para Android Cadastro Único – Apps no Google Play e IOS Cadastro Único na App Store (apple.com):

  • acessar o aplicativo;
  • clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
  • fazer o login com a conta Gov.br;
  • atualizar os dados;
  • clicar no ícone “Confirmar dados do Cadastro Único”.