Auxílio Brasil permanece em R$400 após aprovação da MP2022, pagamento para NIS final 9 começa está quinta

A Câmara dos deputados votou hoje (27) a favor do texto-base da medida provisória 1076/21 que torna permanente o benefício extraordinário do Auxílio Brasil. A emenda foi apresentada pelo deputado Hugo Motta (Republicanos PB). O texto agora segue para o senado.

O benefício, que foi prorrogado até o final do ano de 2022, caso seja aprovado a permanência do auxílio, será necessário R $41 bilhões ao ano para arcar com os pagamentos do benefício. 

Segundo Motta, a ideia é ampliar o valor dos empréstimos disponíveis aos beneficiários tendo como garantia de pagamento do crédito as parcelas do benefício.

Para maiores detalhes, acesse o vídeo:

Pagamento do Auxílio Brasil para NIS 9 começa hoje

Os beneficiários com o final NIS  9 receberão o pagamento do Auxílio Brasil hoje (28), segundo calendário oficial divulgado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Cidadania. O valor mínimo para pagamento é de R $400,00.

O auxílio é depositado na conta-poupança social da Caixa e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Para o beneficiário que deseja sacar o benefício, pode ir a uma agência da Caixa com o cartão do Auxílio Brasil, cartão do Bolsa Família, Cartão Cidadão, cartão de correntista ou documento de identidade e solicitar o saque.

Como consultar o benefício

É necessário baixar o aplicativo do Auxílio Brasil para saber se a família inscrita foi aprovada para receber o benefício. Pelo aplicativo é possível com o CPF consultar o valor do benefício, datas de pagamento e composição das parcelas. Além desse aplicativo, o beneficiário pode utilizar o aplicativo Caixa Tem.

As famílias que foram aprovadas já estão recebendo o cartão do auxílio pelos Correios no endereço informado no cadastro do Cadúnico em nome do responsável familiar. Com o cartão é possível sacar o valor do benefício em lotéricas, caixas eletrônicos e outros correspondentes da Caixa.