Auxílio Brasil terá novo cartão; Antigo do Bolsa Família ainda vale?

0

Com a criação do Auxílio Brasil, o governo de Jair Bolsonaro (PL) mudou de nome e valorizou os principais programas sociais do governo federal. No entanto, 14,5 milhões de famílias continuarão recebendo benefícios por meio do cartão Bolsa Família – esquema criado pelo PT e cancelado por Bolsonaro.

O Auxílio Brasil foi criado em novembro de 2021, substituindo o Bolsa Família. De acordo com a determinação de Bolsonaro, o novo plano paga pelo menos 400 reais por mês em benefícios para as famílias mais vulneráveis. Além disso, o governo ampliou a ajuda ao público de 14,5 milhões para 17,5 milhões de famílias.

Para incluir os novos benefícios no orçamento de 2022, o governo deve aprovar a PEC dos Precatórios (Proposta de Emenda à Constituição).

Bolsonaro defendeu a proposta porque quer tirar a marca PT do âmbito social e mostrar seus planos de mudança de receita na campanha de 2022.

No entanto, agora que o Auxílio Brasil foi criado, o governo não pode emitir cartões com a logomarca do novo programa para todas as famílias com direito aos 400 reais.

Atualmente, apenas 3 milhões de famílias inscritas na lista de beneficiários do governo receberão o cartão Auxílio Brasil. O envio será feito pela Caixa Econômica Federal através dos Correios.

auxílio brasil

Precisa solicitar o novo?

Pessoas que estão no programa há mais tempo, mas não possuem o cartão por algum motivo, também não precisam se inscrever. Você não pode obter novos equipamentos. Mas o fato é que isso não impede de receber dinheiro.

De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, você pode processar o Auxílio Brasil digitalmente pelo Caixa Tem. Além disso, você pode sacar o valor sem cartão usando apenas documentos pessoais.

Quem inicia no programa já recebe o novo cartão do Auxílio Brasil.