Auxílio Emergencial: Confirmadas 5 parcelas para 2022, consulta deve ser feita pela DATAPEV

0

O programa Auxílio Emergencial vai pagar 5 parcelas retroativas no valor total de até R $3.000,00. O auxílio chegou ao fim em outubro do ano passado, porém, desde o início de 2022 a Caixa Econômica vem fazendo os pagamentos retroativos. 

Cerca de 820 mil já receberam o benefício retroativo e a previsão é de atender mais 459 mil pais solteiros totalizando 1,2 milhões de beneficiados. 

O valor do pagamento do Auxílio Brasil retroativo é proporcional a data do mês de aprovação do benefício em 2020, que foi entre os meses de abril a agosto. Ou seja, que recebeu as cinco parcelas do auxílio, receberá o valor total de R$ 3.000,0. Já quem começou a receber em maio, por exemplo, terá o direito a receber R$ 2.400,00 no total. 

Quem tem direito ao benefício retroativo?

O benefício vai atender aos pais solteiros que cuidam de filhos menores de dezoito anos e não receberam a cota dupla do Auxílio Emergencial.  

Tem direito ao benefício:

  • pai cadastrado no CadÚnico;
  • ter feito o cadastro o programa pelas plataformas digitais até o dia 2 de julho de 2020;
  • ter recebido as primeiras cinco parcelas básicas de R $600,00 no ano de 2020.
  • não possuir cônjuge ou companheiro (a).
  • desempregado;
  • renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa da família (R $606) ou até três mínimos para toda a família (R $3.636).

É importante ressaltar que o benefício retroativo só foi permitido porque o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente da república que impedia os pais solteiros de terem acesso às parcelas dobradas, benefício que foi concedido somente às mulheres que receberam o valor de R $1.200,00. 

Com isso, a estimativa é de que 1,2 milhão de pais solteiros recebam o auxílio retroativo em 2022. Além disso, não se trata de uma prorrogação do programa, mas sim uma reparação. 

O benefício retroativo já está disponível na poupança social e o valor poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Para os pais solteiros que tem dúvidas, basta acessar o site da DataPrev https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#preencher com os dados solicitados e realizar a consulta.