Auxílio Gás em maio? Governo confirma data do retorno do vale-gás
No último dia 29 de abril, o governo federal finalizou os repasses equivalentes à rodada de abril do Auxílio Gás. Foram atendidas cerca de 5,3 milhões de famílias.
O benefício é distribuído às famílias em situação de vulnerabilidade, e tem o valor de 50% do preço médio de mercado do botijão de 13kg. O pagamento é feito a cada dois meses.
Logo, como foi realizado o pagamento em abril, o benefício não será pago neste mês de maio. A próxima rodada está marcada para junho.
O Auxílio Gás pode ser cumulado ao Auxílio Brasil, e ambos os benefícios seguem o mesmo calendário, com a diferença de que o Auxílio Brasil é repassado mensalmente.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Pode receber o Auxílio Gás as famílias que:
- Estão inscritas no CadÚnico;
- Possuem renda familiar mensal per capita igual ou menor a meio salário mínimo (R$606); ou
- Tenham na composição familiar integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Pela lei, o Auxílio Gás é concedido preferencialmente à famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Como solicitar?
Não existe solicitação direta ao benefício. O governo, todos os meses, acessa a base de dados do CadÚnico e BPC para realizar a manutenção e concessão do benefício.
A inclusão de novas famílias ao Auxílio Gás tem sido feita de forma gradual, e a intenção do governo é incluir todos os beneficiários do Auxílio Brasil (cerca de 18 milhões) até o fim de 2023.
Em abril, houve uma queda no número de beneficiários. Cerca de 5,3 milhões de cidadãos foram atendidos, enquanto em fevereiro, a marca era de 5,5 milhões.
A exclusão do benefício pode acontecer quando uma família deixa de cumprir os principais requisitos ou não realizou a atualização do seu CadÚnico.
O cidadão que desejar pode consultar a situação do benefício através dos aplicativos Auxílio Brasil ou Caixa Tem, disponíveis para Android e iOS. Existe ainda o Atendimento CAIXA pelo número 111.
Próxima rodada de pagamentos do Auxílio Gás acontece em junho
Visto que o benefício foi pago em abril e acontece de maneira bimestral, os próximos repasses estão agendados para junho e o cronograma já está confirmado. Confira:
- NIS Final 1 – recebe dia 17/06;
- NIS Final 2 – recebe dia 20/06;
- NIS Final 3 – recebe dia 21/06;
- NIS Final 4 – recebe dia 22/06;
- NIS Final 5 – recebe dia 23/06;
- NIS Final 6 – recebe dia 24/06;
- NIS Final 7 – recebe dia 27/06;
- NIS Final 8 – recebe dia 28/06;
- NIS Final 9 – recebe dia 29/06;
- NIS Final 0 – recebe dia 30/06.