Auxílio Gás não será pago em março; Confira data de retorno

O calendário do Auxílio Gás segue as mesmas datas de pagamento do Auxílio Brasil. Segundo decreto do programa, os pagamentos serão realizados nos meses pares deste ano. Ou seja, o auxílio será pago nos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro.

A Lei estabelece que o governo só poderá pagar o benefício a cada sessenta dias. Por isso, o próximo pagamento do Auxílio Gás está previsto para Abril. 

O valor recebido em Janeiro foi um crédito retroativo ao mês de Dezembro, quando o programa foi aprovado, mas o valor que deveria ser pago no mesmo mês da aprovação atrasou.

Aprovação de novos beneficiários

Algumas mudanças podem acontecer em abril e novas famílias podem ser aprovadas para receber o benefício.

Porém, por causa do orçamento para o programa continuar com o valor reduzido, poucas aprovações são esperadas para o próximo pagamento. Por isso, o público beneficiado deve ser muito semelhante ao atual.

Como participar do programa vale-gás

O Vale Gás é um benefício do Governo Federal destinado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para a compra do gás de cozinha. 

O valor do benefício para cada família elegível a participar do programa será correspondente a uma parcela de 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos a cada dois meses. 

O valor médio do botijão em 2021 foi de R $102,48. Isto é, a família deve receber o auxílio gás no valor de R $51,24.

De acordo com o texto do programa, têm direito ao benefício as famílias com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou famílias que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Mulheres vítimas de violência doméstica e sob medida protetiva terão prioridade para receber o benefício. 

O pagamento será efetuado via Caixa Econômica Federal com a estrutura do Auxílio Brasil e para participar do programa não é necessário cadastramento. O Governo utilizará a base de dados do CadÚnico e do BPC. 

Quer saber mais detalhes? Acesse o vídeo: