Auxílio Gás não terá pagamento em março; veja calendário anual
O Auxílio Gás do governo federal iniciou seus repasses em dezembro do ano passado, exclusivamente para os cidadãos residentes nos 100 municípios atingidos pelas fortes chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais.
Em janeiro, houve a entrada de mais 5,4 milhões de famílias. Os principais requisitos para entrar no programa era a inscrição no Cadúnico ou possuir membro familiar recebedor do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O objetivo do programa é auxiliar famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha. O valor do benefício corresponde a 50% da média do preço nacional do botijão de 13kg.
Vale lembrar que muitas famílias que possuem os critérios de elegibilidade ainda não conseguiram entrar no programa. Isso acontece devido ao baixo orçamento do benefício, que gira em torno de R$1,9 bilhões.
Os pagamentos do mês de fevereiro iniciaram-se nesta segunda-feira (14) e irão até o próximo dia 25. O calendário segue de acordo com o dígito final do NIS do cidadão, confira:
Calendário de Fevereiro
NIS Final 1 – 14/02
NIS Final 2 – 15/02
NIS Final 3 – 16/02
NIS Final 4 – 17/02
NIS Final 5 – 18/02
NIS Final 6 – 21/02
NIS Final 7 – 22/02
NIS Final 8 – 23/02
NIS Final 9 – 24/02
NIS Final 0 – 25/02
Pagamento em Março
De acordo com a lei que instituiu o Auxílio Gás, o pagamento do benefício tem um intervalo de 60 dias. Ou seja, como houve repasse em fevereiro, não haverá pagamento em março.
A partir de agora, o Auxílio Gás será repassado em 2022 apenas nos meses pares, sendo eles: abril, junho, agosto, outubro e dezembro.
Os cidadãos que desejarem consultar se possuem elegibilidade ao vale-gás, podem realizar a consulta pelo CPF através do aplicativo Auxílio Brasil, disponível para celulares Android ou iOS.