Auxílio Gás para famílias do BPC: Quando vão receber?

O vale-gás teve os seus primeiros repasses em dezembro do ano passado, no qual atendeu inicialmente 108 mil famílias afetadas pelas fortes chuvas em Minas Gerais e Bahia.

O benefício, em janeiro, aumentou a quantidade de beneficiários para um total de cerca de 5,8 milhões de famílias, de acordo com o governo.

O número, porém, está longe de contemplar todos os cidadãos que possuem direito ao benefício, que gira em torno de 22 milhões de famílias elegíveis.

Os principais critérios contidos na lei do Auxílio Gás para receber o benefício eram:

  • Famílias inscritas no Cadúnico com renda per capita de até meio salário mínimo;
  • Famílias que tenham em sua composição pelo menos um membro que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada), inscritas ou não no Cadúnico.

 Cumprir os critérios acima, porém, não garantiu a milhares de famílias a entrada imediata no Vale-gás. Isso porque, de acordo com o governo, é necessário respeitar o limite orçamentário do Programa, que este ano tem apenas R$1,9 bilhão previstos. 

Quando irei receber?

A implantação está sendo gradual e cumprindo os seguintes critérios de prioridade:

  1. Mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva de urgência;
  2. Famílias com cadastro no Cadúnico atualizado nos últimos 24 meses;
  3. Famílias com menor renda per capita;
  4. Famílias com maior número de integrantes;
  5. Participantes do Auxílio Brasil;
  6. Com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso de dados de averiguação, quando disponíveis.

O Governo Federal já deu algumas declarações, sem entrar em maiores detalhes, sobre possuir interesse na expansão do programa, e estabeleceu como meta incluir todas as famílias do Auxílio Brasil até setembro do próximo ano (2023).

A partir disto, é notável que será uma expansão lenta, visto que ainda não há nenhum projeto de expansão confirmado para que o Auxílio Gás passe a atender de imediato todos aqueles que estão aptos a participar do programa.