Avanço da tecnologia está extinguindo estas profissões! Você se lembra delas?
O avanço da tecnologia pode trazer mudanças drásticas na organização da sociedade. Com a evolução vista nas últimas décadas, diversos setores têm passado por transformações, com a automatização, substituição e até extinção de muitas funções de trabalho.
Isso aconteceu até com profissões que eram anteriormente consideradas essenciais para a sociedade. Será que você se lembra de algumas das principais atividades extintas pelos avanços da tecnologia? Confira!
Profissões que desapareceram por conta do avanço da tecnologia
- Telefonista
Os telefonistas tinham a função de fazer o intermédio entre duas linhas em uma ligação. Para falar com outra pessoa, você precisava discar para esse profissional para então fazer a conexão com a pessoa com quem precisava falar. Os trabalhadores dessa área eram, em maioria, mulheres, e a profissão começou a desaparecer por volta dos anos 80.
- Datilógrafos
Antes da popularização dos computadores, documentos, cartas e textos importantes eram digitados nas famosas máquinas de escrever, operadas pelos datilógrafos. Se tratava de um cargo importante e indispensáveis para qualquer empresa que emitia documentos.
- Operador de mimeógrafo
O mimeógrafo é um equipamento pode ser considerado um dos pais da tecnologia de impressão, e era utilizado para realizar várias cópias de papel em larga escala. Após o trabalho de digitação do datilógrafo, a emissão dos textos ficava a cargo do operador desse equipamento.
- Acendedor de poste
Bem antes da automatização dos postes, era preciso um trabalhador específico para se direcionar às ruas pela noite e garantir a iluminação da cidade. Esse profissional acendia os postes com fogo e querosene, todas as noites. A profissão foi extinta por conta das tecnologias de iluminação por energia elétrica.
- Projecionista de cinema
Este profissional era essencial para o funcionamento dos cinemas antigos. O projecionista ficava responsável por operar um projetor de filmes, exibia as imagens para o público. A profissão sumiu com o avanço da tecnologia, que trouxe a projeção digital.