Balão com as cores da bandeira do RS irá sobrevoar região do estado em data comemorativa
Em breve, especificamente no Dia da Bandeira do Rio Grande do Sul, comemorado em todo 12 de novembro, as famílias atingidas pelo ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul, que causou 51 mortes, irão receber uma mensagem de esperança por meio do “mais belo balão da Terra”, que voará nos céus de Encantado, no Vale do Taquari.
O balão é formado pelas cores da bandeira do Estado e também vai voar ao lado do Cristo Protetor. O piloto Luis Fernando Gatto, de 40 anos, é o responsável pela construção da bandeira em formato de balão, que foi iniciada em 2015.
“Queria muito presentear meus pais, para que pudessem em vida ter o orgulho de ver o seu filho levar adiante tudo aquilo que aprendeu com eles. E tocar o coração de nossas crianças com esse lindo balão que nos representa muito”, explica Gatto.
Sobre o Dia da Bandeira
Apesar de existir desde o 1836, o Dia da Bandeira do Rio Grande do Sul era desconhecido até pouco tempo atrás. No ano passado, o deputado Beto Fantinel, atual secretário de Assistência Social do governo do RS e ativista pela cultura gaúcha, iria apresentar um projeto para comemorar a existência desse símbolo, quando através de uma pesquisa, descobriu que essa lei já existia.
“O Dia da Bandeira do Rio Grande do Sul será comemorado no dia 12 de novembro, data de sua criação em 1836, quando o governo da República Sul-Riograndense instalado em Piratini, baixou decreto criando o pavilhão dos Farroupilhas”, explica o projeto aprovado na época.
Finalmente, os gaúchos poderão comemorar essa data tão importante e que diz muito sobre a cultura do Rio Grande do Sul. Além disso, os moradores do Estado também poderão homenagear as vítimas do ciclone extratropical, que afetou o Estado em setembro, destruindo casas, negócios e tirando 51 vidas.
Imagem: Reprodução / g1