Banco Central anuncia importante mudança no Pix
Visando ter ainda mais seguranças em uma das melhores inovações do internet banking dos últimos anos, o banco central anunciou mudanças no Pix. Sistema que permite pagamentos de forma simplificada era também bastante perigoso para golpes.
As alterações anunciadas buscam combater fraudes e golpes e irão começar a serem utilizadas a partir do dia 1 do próximo mês. Sendo assim, no próximo domingo, já entram em vigor, portanto, fique atento e compartilhe com amigos e familiares.
Prezar pela segurança na hora de fazer um pix é essencial e muitas vezes, para não cair em golpes é necessário apenas, um pouco de atenção. Fique atento a promessas milagrosas, não caia em pegadinhas de multiplicação fácil de dinheiro e entre outras que sempre aparecem na internet.
Pix com mudanças
Essas foram as mudanças propostas e aceitas pelo Banco Central:
– Adotar solução de gerenciamento de risco de fraude que use informações de segurança armazenadas no Banco Central, capaz de identificar transações Pix atípicas;
– Disponibilizar um canal eletrônico aos clientes com informações sobre os cuidados necessários para evitar fraudes; e
– Verificar, ao menos uma vez a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude na base de dados do Banco Central.
Para os usuários do Pix, as mudanças impactam apenas no aumento da segurança das operações, as principais instituições que sofrerão algumas mudanças com as alterações são as financeiras, que receberão os valores dos usuários.
Essas terão de implantar medidas ainda melhores para que os clientes e até mesmo os bancos sigam confiando nas mesmas.