Banco gera protestos após fechar agências no Sul do país
Apesar de ser uma das cidades mais renomadas do Paraná, uma parte dos cidadãos de Londrina está enfrentando uma grande crise. Isso porque, em 2022, o número de agências da cidade teve uma queda de 9%, o que prejudicou a vida de diversos bancários demitidos. O surpreendente, é que um dos grandes culpados dessa situação, é o Bradesco.
De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, ao todo, os bancários sofreram com uma retração de 23%, somando 1.839 colaboradores. O Sindicato realizou a pesquisa com o intuito de denunciar a tentativa de precarização do serviço prestado pelo banco aos seus clientes.
No total, cinco agências da região foram fechadas pelo Bradesco: três em Londrina, uma em Uraí e uma em Cambé. Com isso, as filas aumentaram e o bom atendimento diminuiu nos bancos que permaneceram abertos.
Sindicato dos bancários se manifesta após fechamento de agências
“Com o fechamento, as agências são unificadas e os cargos se sobrepõem. Uma agência que tem quatro caixas, quando fecha e se une à outra, não vai ficar com oito caixas. Nenhuma agência trabalha com dois gerentes gerais. Essas pessoas vão ser demitidas”, afirmou o presidente do sindicato, Felipe de Albuquerque Pacheco, de acordo com o Edital Concursos Brasil.
O presidente ainda afirma que “O Bradesco disse, recentemente, em mesa de negociação, que não dá garantia de emprego, então você pode imaginar como é o clima dentro da agência, os profissionais trabalhando, sabendo que têm três pessoas disputando a mesma vaga. Dois vão ser demitidos. Isso impacta a saúde emocional e tantas outras coisas”.
Pacheco acredita que o Bradesco e o Itaú, após se unirem, aproveitaram a pandemia para “enxugar” sua rede de atendimento.
“Eles querem forçar os clientes a usarem os caixas eletrônicos e que paguem tudo pelo aplicativo, mas isso é uma opção que o cliente tem que fazer, não ser forçado porque precariza o atendimento e acaba com o nosso trabalho”, finalizou o presidente do sindicato.