Banda acusada de vínculos com o nazismo tem show cancelado no Rio Grande do Sul

A apresentação da banda de black metal Mayhem no Bar Opinião foi cancelada na noite desta quinta-feira (16), após publicações em redes sociais acusarem supostos vínculos neonazistas da banda norueguesa.

A casa de show que funciona há quase 40 anos em Porto Alegre tinha agendado a apresentação do grupo para a próxima terça (21).

As deputadas federal Fernanda Melchionna e estadual Luciana Genro, ambas do PSOL, fizeram campanha pela não realização do evento no bar. A atitude foi endossada pelo deputado estadual petista Leonel Radde.

Jan Axel Blomberg, o ‘Hellhammer’, baterista da banda declarou recentemente ser contra misturas étnicas e a imigração em seu país de origem. Além disso, ex-integrantes da banda já se envolveram em polêmicas envolvendo morte e uso de suásticas nas roupas.

História da banda

Michael Moynihan e Didrik Søderlind, são autores do livro “Lords of Chaos’, que analise e situa o início da cena black metal na Noruega. A obra condensa também dados e relatos de ataques à instituições religiosas ocorridas no país na década de 90.

“Nós não gostamos de negros aqui. O black metal é para pessoas brancas… Estou convencido que há diferenças entre raças, assim como em todo o resto. Acho que, como animais, algumas raças são mais… sabe, como gatos são mais inteligentes do que pássaros ou vacas, ou até a cachorros, acho que esse é o caso entre raças diferentes”, declarou o músico ‘Hellhammer’ no livro.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, as também quatro décadas de existência da banda foram marcadas por inovação brutal no som e a sucessão de acontecimentos graves envolvendo seus membros.

Nos anos iniciais o grupo presenciou o suicídio de um de seus membros, o assassinato de outro e, por meio de seu anticristianismo radical, várias igrejas foram incendiadas por todo o país.

Posicionamento do bar

Em nota pública divulgada nas redes sociais, o bar Opinião “considerou alguns fatos para tomar suas decisões: os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do Bar e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos. Por isso, o Bar Opinião não irá receber o show da banda Mayhem.”

A íntegra da nota pode ser lida aqui.