Banda norueguesa tem show cancelado no RS por motivo polêmico

O show da banda norueguesa Mayhem em Porto Alegre foi cancelado após polêmicas envolvendo a associação de seus membros ao nazismo.

O evento ocorreria na próxima terça-feira (21) no Bar Opinião, na área da Cidade Baixa. Após manifestações contra a presença do grupo na cidade, a direção do estabelecimento optou por cancelar o show. Confira abaixo mais detalhes sobre o caso.

Show é cancelado após associação ao nazismo

O Bar Opinião divulgou uma nota em suas redes sociais anunciando o cancelamento do evento. No comunicado, a direção afirma ter recebido “uma enxurrada de informações graves e posts nas redes sociais referentes ao show da Banda Mayhem”.

“A Opinião considerou alguns fatos para tomar suas decisões: os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do Bar e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos.”, afirmou a empresa. A nota conclui com a informação que os ingressos serão devolvidos conforme a forma de pagamento.

A apresentação da banda causou uma grande reação entre a população local. Foi colocada uma faixa pedindo pelo cancelamento do show na frente do Bar Opinião, e nas redes sociais, o debate envolveu tanto internautas como também vereadores e deputados.

Karen Santos, vereadora do PSOL, questionou a realização do evento em suas redes sociais. “Até quando a cidade de Porto Alegre e nosso estado serão coniventes com os crimes nazistas/fascistas?” Já o deputado estadual Leonel Radde (PT) fez um vídeo em protesto, citando polêmicas da banda e pedindo pelo cancelamento do show.

Segundo uma publicação do pesquisador de extrema-direita e professor de filosofia Renato Levin-Borges no Twitter, o baterista do Mayhem já declarou ser contra a “mistura de raças” e chegou a portar uma suástica em seu braço. O professor aponta também que a banda tem um histórico de ensaios em estúdios com símbolos nazistas.