BC coloca banco do RS como um dos piores do Brasil, segundo clientes

Nesta terça-feira (25), um dos bancos mais populares do Rio Grande do Sul apareceu entre os líderes no ranking de reclamações feitas às grandes instituições financeiras do país no segundo semestre de 2023, divulgado pelo Banco Central.

O Facta, fundado em 2012 e com sede em Porto Alegre, aparece no segundo grupo do ranking com 236,99 pontos. Na sua frente estão Ebanx (2.549,73), Banco Inbursa (1.059,17), Master (496,22) e Iugu (437,46).

Diferente do segundo, o primeiro grupo engloba as 15 instituições com o maior número de clientes do Brasil. Nele, estão o BTG Pactual/Banco Pan, líder da lista com 43,58 pontos, Bradesco (30,90 pontos), Inter (29,38 pontos), C6 Bank (24,13 pontos), Pagbank-Pagseguro (22,47), e Itaú (20,27).

Entenda como o ranking foi elaborado e saiba quais foram as principais reclamações

Para elaborar a lista, são analisados o número de reclamações recebidas, aquelas que podem ser consideradas válidas e a quantidade de clientes de cada instituição financeira. Quanto pior o desempenho do banco, maior a pontuação, que é calculada a partir da multiplicação da quantidade de reclamações por mil e da divisão do resultado pela quantidade de clientes.

As principais reclamações registradas no período estavam ligadas a irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (2.369 reclamações) e a irregularidades relacionadas a informações e liquidação de valores a receber no Sistema Valores a Receber (SVR) por parte de instituições financeiras (885).

Conheça o banco Facta, um dos líderes do ranking

Fundada há mais de 10 anos, a Facta Financeira é uma Instituição Financeira que atua no mercado de Crédito. De acordo com o banco, atualmente, existem 210 unidades funcionando no país.

Entre os principais serviços oferecidos aos clientes estão a opção de empréstimo Pessoal Facta Fácil, empréstimo Saque Aniversário FGTS, Cartão Benefício Consignado, Convênio Especial, Empréstimo Consignado INSS, Siape e IPE.

Imagem: Agência Brasil