“Blitz da Saúde CardioNeuro”: exames gratuitos serão oferecidos na Orla do Guaíba

A orla do Guaíba é um dos locais mais populares de Porto Alegre. Seja para praticar esportes ou apenas aproveitar o espaço, centenas de pessoas passam pelo cartão postal todos os dias e o trecho 3 da Orla está completando um ano de funcionamento. 

Em comemoração ao aniversário do espaço de lazer, o Hospital Mãe de Deus (HMD), adotante de 29 das quadras do complexo esportivo, promoverá uma ação de saúde e descontração neste sábado (22). 

Mãe de Deus fará exames gratuitos em Porto Alegre

Das 9 horas às 13 horas ocorrerá no trecho três a “Blitz da Saúde CardioNeuro” entre as quadras 21 e 23. Além de contar com a presença de cardiologistas, neurologistas e neurocirurgiões do Corpo Clínico do HMD que alertarão a população sobre as doenças cardiológicas e neurológicas, a ação também ofertará a realização de eletrocardiograma, aulas de beach tennis, quick massage, aferição de pressão e avaliação de composição corporal (bioimpedância).  

O HMD também distribuirá 360 cupcakes para a comunidade presente na ocasião. Todas as atividades serão gratuitas. 

Segundo o coordenador do serviço de Cardiologia do Mãe de Deus, o cardiologista Daniel Silveira, a avaliação elétrica do coração vai ser oferecida por ordem de chegada. “Por meio do ECG, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto. A partir disso, pode-se diagnosticar a existência de vários problemas cardíacos. Por isso, é importante que todas as pessoas façam esse exame pelo menos uma vez ao ano para prevenir complicações de saúde”, explicou. 

Algumas informações sobre o acidente vascular cerebral serão passadas em alusão ao Dia Mundial do AVC, lembrado o dia 29 de outubro. “A população poderá aferir a pressão, fazer exercícios e conversar com profissionais de saúde. Diante de um acidente vascular cerebral, a agilidade na busca por atendimento de emergência é imprescindível, por isso é importante que as pessoas conheçam bem os principais sinais de alerta para um AVC”, informa o coordenador dos serviços de Neurocirurgia e Neurologia do Hospital Mãe de Deus, o neurocirurgião Luiz Felipe Alencastro.