Boa notícia para moradores do RS que desejam ir para a Europa

Moradores do Rio Grande do Sul podem se animar com essa notícia! Veja mais detalhes sobre as melhorias do atendimento do consulado.

De acordo com o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, foi registrado um crescimento expressivo na emissão de passaportes para os cidadãos italianos residentes no Rio Grande do Sul.

A representação diplomática italiana no estado está emitindo, em média, 803 passaportes por mês, com a implementação de novas tecnologias e facilidade nos trâmites legais.

Dessa forma, desde março, os números de emissões cresceram significativamente, representando um aumento de 130% em comparação com o mesmo trimestre no ano anterior.

Expectativas para os próximos meses

O objetivo do Cônsul-Geral, Valerio Caruso, é que o Consulado chegue a atingir a marca de mil passaportes por mês, até o final de 2023. “Estamos conseguindo fazer mais por nossos cidadãos, proporcionando agilidade e transparência nos processos para facilitar o acesso aos nossos serviços”, destaca Caruso.

Para fazer a solicitação do passaporte, o cidadão deve primeiro, ter sua cidadania italiana reconhecida. Inclusive, este é um dos serviços de maior importância oferecido pelo consulado, tornando-se mais eficiente.

Os números demonstram que após a integração de Caruso, em setembro do ano passado, 4 mil famílias foram convocadas para reconhecer sua cidadania, por direito de sangue.

Melhorias nos processos foram implantadas

Para que a população tenha acesso facilitado aos atendimentos e emissão de passaportes, algumas ações foram implantadas para chegar ao objetivo, como por exemplo, a criação de um call center (51 2500.7515), a possibilidade de biometria itinerante para emissão de passaportes nas cidades do interior, e a contratação de mais 6 funcionários através de concursos.

Com esses esforços, o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre visa aprimorar a qualidade do atendimento e o tempo de resposta dos cidadãos. Apesar da meta ser ambiciosa, a tendência confirma um aumento significativo de emissão de passaportes para este ano, no Rio Grande do Sul.

(Imagem: Joshua Woroniecki / Pixabay)