Boate Kiss: Santa Maria terá memorial em homenagem às vítimas do incêncio

Segundo prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o memorial em homenagem às vítimas do incêndio na Boate Kiss deve começar a ser construído este ano. Ainda não há data para o início das obras, que deve durar de 12 a 18 meses. O projeto será financiado pela prefeitura e pelo governo do estado, com custo previsto de R$ 4 milhões.

O prefeito assinou termo de compromisso com o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Gabriel Rovadoschi. “O que é mais importante é o compromisso absoluto que nós vamos fazer um memorial. Isso está garantido. Esse termo que nós recebemos hoje é um simbolismo que nós vamos fazer esse memorial”, disse Gabriel.

Projeto de memorial para vítimas de incêndio na Boate Kiss foi aprovado em 2017

O vice-prefeito, Rodrigo Décimo, coordenará a construção do memorial. De acordo com o prefeito, no futuro, a obra pode servir também como lembrança de justiça ou de impunidade. “Com todas as pessoas daqui de Santa Maria enquanto cidadãos e que merecem receber este espaço de memória, no tempo em que isso for possível, mas que também vai servir, a depender do tempo, como memorial da justiça ou memorial à impunidade”, afirmou o prefeito.

O projeto do memorial das vítimas do incêndio da Boate Kiss foi aprovado em 2017. Em 2013, o local pegou fogo após o uso indevido de um artefato pirotécnico no ambiente interno, resultando na morte de 242 pessoas. A tragédia completou 10 anos na última quinta-feira (26). Na cidade, o dia foi marcado por homenagens de sobreviventes, familiares e amigos das vítimas.