Bolsa Família pode pagar mais de uma pessoa por residência? Entenda

Para um cidadão ter direito ao Bolsa Família, é primeiro preciso atender a uma série de critérios, como ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico), estar em condição de pobreza ou extrema pobreza, entre outras condicionalidades. Porém, uma delas é que apenas um membro da família tem direito a receber os pagamentos do Bolsa Família.

Todos os integrantes da família devem estar inscritos no mesmo CadÚnico, e apenas o representante recebe os pagamentos por todo o grupo. Residências em que mais de uma pessoa está recebendo o benefício podem se enquadrar em caso de fraude, e serão fiscalizadas pelo pente-fino do Bolsa Família, que deve ser realizado logo. Confira mais detalhes.

Apenas uma pessoa por residência pode receber o Bolsa Família

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, cerca de 10 milhões de beneficiários serão convocados para o pente-fino do Bolsa Família. Estas 10 milhões de cadastrados demonstram irregularidades em sua inscrição no CadÚnico. A suspeita do ministro é que cerca de 6 milhões de beneficiários estejam declarando ser uma família unipessoal, ou seja, de apenas uma pessoa, para receber o benefício, enquanto moram em residência que já recebe o benefício.

Porém, o presidente Lula prometeu um valor adicional de R$ 150 reais para cada criança de até seis anos em casas que recebem o benefício. Este valor adicional deve começar a ser depositado nos pagamentos de março. Vale ressaltar que cidadãos que recebem o Bolsa Família também podem ter direito a outros benefícios através da inscrição no CadÚnico.