Bolsa Família: Prorrogação do auxílio emergencial deixa o Renda Brasil para 2021

A intenção de prorrogar o auxílio emergencial faz o Governo Federal repensar a apresentação do programa Renda Brasil, substituto do Bolsa Família. Após reunião com Paulo Guedes, Bolsonaro segue com o projeto de reduzir o valor mensal do auxílio emergencial e mante-lo até dezembro. Para o próximo ano, a transição seria automática para o Renda Brasil.

Segundo estudos do Governo, cerca de 6 milhões de famílias do auxílio emergencial teriam direito ao Renda Brasil, além das 14 milhões de famílias já cadastradas no Bolsa Família.

Bolsa Família x Auxílio Emergencial

A quinta parcela do auxílio emergencial começou a ser paga para as famílias beneficiárias do Bolsa Família. Em setembro, caso não haja prorrogação do benefício, essas famílias retornam para o benefício original.

bolsa família

Segundo o ministro da cidadania, Onyx Lorenzoni, o projeto de apresentar o Renda Brasil está previso para o fim de agosto ou início de setembro.

Esse projeto seria trabalhado em paralelo, para aprovação ainda em 2020 e aplicação apenas em 2021, fazendo uma transição do auxílio emergencial para este novo programa.