Brasil enfrenta aumento preocupante de feminicídios

Nesta quarta-feira (8), é comemorado o Dia Internacional da Mulher, criado por Clara Zetkin, alemã feminista que prezava por lutar pelos direitos das mulheres e pelo fim da distinção de gênero. Em uma data tão importante como esta, é preciso abordar um assunto que tem atormentado cada vez mais mulheres do Brasil: o feminicídio.

De acordo com o Código Penal brasileiro, o feminicídio, definido como crime hediondo, é o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino, quando o crime envolve violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Aumento de feminicídios no Brasil

De 2021 para 2022, houve um aumento de 5% nos casos de feminicídio no Brasil. O levantamento feito pelo g1 indica que 1,4 mil mulheres são mortas a cada 6 horas. Além disso, a reportagem indica que a quantidade de feminicídios teve aumento em 14 estados do país. Atualmente, Mato Grosso do Sul e Rondônia são os estados com o maior número de mulheres mortas devido ao gênero.

Essa quantidade de mulheres mortas é a maior de 2015, ano em que a lei do feminicídio entrou em vigor no país.

O aumento de casos pode ser um indicativo de que as polícias estão cada vez mais se adequando à legislação e registrando corretamente o crime. Alguns especialistas apontam, porém, que o crime está, de fato, crescendo no Brasil.

Segundo o g1, um dos principais causadores desse aumento, é a falta de investimento “em políticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar.”

Metade dos estados brasileiros teve aumento nos registros de casos de feminicídio no ano passado. Amapá (100%), Rondônia (75%) e Mato Grosso do Sul (40%), se destacam pelo grande aumento na quantidade de casos.

Em nota, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Campo Grande (MS) afirmou que tem uma taxa de resolução de feminicídios de 100%, incluindo a prisão dos autores. De acordo com o órgão, há policiais treinados capazes de atuar contra a violência de gênero e prestar atendimento humanizado 24h por dia. Ressaltou ainda que faz ações de prevenção, como as palestras, em vários setores da sociedade.